segunda-feira, 11 de junho de 2012

A música na aula de inglês

Quem não tem uma trilha sonora? A música está presente em todos os momentos das nossas vidas, não é? Sim, ela traz emoções, ela pode nos colocar para cima em momentos depressivos. Quem nunca buscou consolo em uma música bem triste logo após umtérmino de um roamnce? Ou melhor, sempre tem uma música que nos remete a situações alegres da nossa vida. Provavelmente, vocês devem ter pensado: esta música me  remete a determinado momento da minha vida.

Pois é,  professores, os nossos alunos estáo passando por este preocesso, ou seja, estão construindo a trilha sonora de suas vidas, portanto, porque não utilizar a música como uma rica ferramenta em nossas aulas?

Sim, devemos utiliza-la em nossas aulas, uma vez que ela apresenta uma língua viva e autêntica. No entanto, utilizar a música em sala de aula, significa muito além de tocá-la em sala de aula. Em outras palavras, o professor deve ter emn mente alguns objetivos.

Em primeiro lugar, a música deve estar ligada ao conteudo trabalhado em sala. O professor pode utiliza-la para abordar algum tema em sala. ela também pode abordar algum elemento gramatical.

Grande parte dos professores abordam a música para abordar a habilidade auditiva (listening). Ela também pode aboras as outras três habilidades: fala, leitura e escrita. Em relação á fala, auxilia na pronúncia. No que diz respeito à leitura, ela pode estar associada a um texto tarbalhado em sala. como atividade, o professor pode solcitar que o aluno produza um texto escrito, refletindo sobre a música trabalhada.

A seguir, veremos exemplos de alumas atividades que podem ser utilizadas em suas aulas:

Verbos no imperativo

O objetivo desta atividade é trabalahr com os alunos alguns comandos. Aqui ilustraremos a atividade com a música Shut up da banda Simple Plan.

http://www.youtube.com/watch?v=Lpds3V90VbM&ob=av2e






Primeiro passo:
Escreva as seguintes palavars no quadro: shut up, hear, step out e bring down,


Segundo passo:
Os alunos devem fazer a mímica das palavras acima quando ouvirem. Antes, explique o significado de cada uma delas.

Esta atividade pode ser utilizada tantos nos momentos inciais como finais da aula.








Nenhum comentário:

Postar um comentário